A UD Vila Chã, a competir na Divisão de Honra - Série A, foi a única equipa sénior do nosso concelho a vencer na jornada futebolística do passado fim de semana. Na mesma divisão, o Forjães SC alcançou um empate.
No campeonato Pró-Nacional, a AD Esposende vê praticamente consumada a descida de divisão, enquanto o FC Marinhas, em posição tranquila na tabela classificativa, perdeu.
PRÓ-NACIONAL | 32ª jornada | Domingo, 4 Maio
16h00 - Clube Caçadores Taipas 3 x FC MARINHAS 1
16h00 - Arões SC 2 x AD ESPOSENDE 0
A AD Esposende foi ao terreno do Arões SC em busca de interromper a série de dois jogos consecutivos em que registou igual número de derrotas e de continuar a acalentar algumas esperanças de continuar em luta acesa pela manutenção no principal campeonato distrital.
O primeiro quarto de hora revelou-se fatal às aspirações da equipa esposendense, visto que aos 12 minutos já se encontravam com uma desvantagem de dois golos.
Logo aos 2 minutos de jogo, os da casa inauguraram o marcador e volvidos cerca de 10 minutos ampliaram a vantagem para 2-0, através de um livre direto superiormente marcado.
Daí para a frente, o jogo entrou numa toada em que o Arões comandava os acontecimentos, enquanto os jogadores esposendenses se mostravam pouco inspirados e não conseguiam criar situações dignas de serem consideradas como perigosas.
No segundo tempo, o desenrolar da partida mantinha a mesma tendência, até que se deu a expulsão de um jogador da equipa da casa.
Este poderia ser o tónico para espevitar o conjunto da AD Esposende, mas o rumo dos acontecimentos mantiveram inalterada a diferença conquistada logo nos minutos iniciais da partida.
O treinador da AD Esposende, Mário Souto, apontou a tristeza que o invadiu no final do jogo, sem deixar de sublinhar o brio dos seus jogadores:
"Nós temos de perceber que jogamos na casa de um adversário que está no topo da tabela classificativa, que tem qualidade, e que jogava em casa perante o seu público. O jogo deu para perceber que nós ainda não estamos preparados para este tipo de jogos. Entramos no jogo em que o Arões, sem muito fazer, consegue dois golos em dois lances de bola parada, com muita facilidade. Depois não conseguimos reagir e o Arões teve o jogo controlado praticamente desde o início até ao fim.
O que me deixa mais triste, para além do resultado, é que demos um passo atrás na nossa evolução e que a equipa para estes jogos, com esta dimensão, ainda não está preparada. É uma equipa muito jovem, em que está a acusar bastante a pressão de lutar pela manutenção. Mas eu não posso criticar estes jogadores, toda a gente sabe em que condições que eles estão a trabalhar.
Há que valorizar as coisas boas que se foram conseguindo! Agora, é verdade que saio triste deste jogo!", disse.
Esta derrota mantém a AD Esposende na 17ª e penúltima posição, com 27 pontos, e com pouquíssimas esperanças de se manter no Pró-Nacional. Para isso acontecer terá de vencer os dois jogos que lhe resta disputar e esperar que o GD Porto D'Ave (16º, com 31 pontos), o GD Travassós (15º, com 32 pontos) e o Dumiense FC (14º, com 32 pontos) percam os seus jogos, de modo a atingir a 14ª posição, da salvação.
Na próxima jornada (33ª), a AD Esposende volta a jogar fora de portas, deslocando-se ao terreno do Pevidém SC, 18º e último classificado, com 24 pontos.
Na 34ª e última jornada, a AD Esposende recebe o Desportivo de Ronfe, atual 7º classificado.
O FC Marinhas deslocou-se às Caldas das Taipas para enfrentar o clube local, que procurava a tranquilidade definitiva nesta reta final do campeonato.
A equipa marinhense vinha para este jogo com uma vitória e um empate conquistados nas duas jornadas anteriores, pelo que pretendia continuar a somar pontos em busca da melhor classificação possível, que no máximo passará pelo 7º lugar.
O início do jogo revelou duas equipas que espelhavam as respetivas situações no campeonato. Enquanto o FC Marinhas apresentava uma maior serenidade nas ações do jogo, a equipa da casa demonstrava alguma ansiedade, uma vez que ainda não tinha totalmente assegurada a continuidade neste campeonato na próxima época desportiva.
O conjunto marinhense controlava os acontecimentos e ritmos do jogo, através de um maior domínio da posse de bola, tendo construído algumas aproximações perigosas junto da baliza contrária.
Já bem perto do final dos primeiros 45 minutos, o árbitro assinalou uma grande penalidade na área do FC Marinhas. Na conversão do castigo máximo, o Taipas adiantou-se no marcador, levando o resultado de 1-0 para intervalo.
No segundo tempo, houve mais golos, dois para o lado da equipa da casa, um deles através de nova grande penalidade, e um para o FC Marinhas, o que colocaram o resultado final em 3-1.
De assinalar que dois jogadores do FC Marinhas receberam ordem de expulsão durante a partida, assim como o treinador adjunto, Rui Vasquinho, que recebeu ordens para se retirar do espaço de jogo.
No final do jogo, o treinador adjunto do FC Marinhas, Rui Vasquinho, fez o seguinte comentário sobre as incidências desta partida:
"Nós entramos no jogo com o jogo controlado, com mais posse de bola, com mais qualidade de jogo. O Taipas, fruto de ter que fazer mais três pontos para assegurar matematicamente a manutenção, era uma equipa nervosa, era uma equipa com grande instabilidade. Nós, fruto da nossa posição, fomos uma equipa equilibrada, não jogando por aí além, mas fazendo um jogo q.b. para poder estar por cima do resultado. O Taipas, mesmo a ganhar, não mostrou qualidade nem estabilidade emocional para poder vencer. No cômputo geral, podemos dizer que é uma vitória injusta, devido às circunstâncias em que foi conseguida. Nós, com menos um jogador e com onze contra onze, estávamos a jogar melhor que o Taipas. Mesmo com menos um jogador íamos ganhar o jogo e hoje não nos deixaram ganhar o jogo. O árbitro já nos apitou este ano por duas vezes bem e hoje teve um dia mau, muito mau, que prejudicou o FC Marinhas.", disse.
O FC Marinhas desceu uma posição, estando agora em 8º da geral, com 43 pontos.
Na próxima jornada (33ª), o FC Marinhas recebe o CD Celoricense, atual 10º classificado, com 40 ponto.
Na derradeira jornada, visita o Brito SC, atual 9º classificado.
DIVISÃO DE HONRA - SÉRIE A | 29ª jornada | Domingo, 4 Maio
16h00 - São Mamede D'Este FC 2 x FORJÃES SC 2
16h00 - UD VILA CHÃ 3 x GFC Pousa 1
A UD Vila Chã recebeu o GFC Pousa com o intuito de presentear o seu público com uma vitória no derradeiro jogo disputado no Estádio de Vila Chã na presente época, que se apressa a findar.
A jovem equipa do UD Vila Chã cedo se mostrou mais decidida, tomando conta da iniciativa do jogo, que foi premiada com o golo que levou o resultado de 1-0 para o descanso.
Na segunda parte, os jogadores orientados por Aníbal Ferreira, vieram dispostos a gerir os ritmos da partida e, com alguma naturalidade, conseguiram ampliar a vantagem para os 3-0. A equipa forasteira conseguiu atenuar a diferença para os 3-1 com que terminou o jogo, já muito perto do apito final do árbitro.
Aníbal Ferreira, treinador da UD Vila Chã, destacou a boa exibição da sua equipa no último jogo em Vila Chã:
"Pode-se dizer que acabamos o campeonato aqui, em nossa casa, com chave de ouro, derrotando uma equipa que estava em terceiro lugar e ainda com algumas aspirações de ficar em segundo.
Em relação ao jogo, fomos uns justos vencedores. Entramos bem na partida, conseguimos fazer um golo na primeira parte, pelo Mário Faria de bola parada. Na segunda parte gerimos bem o jogo e depois também com muita qualidade conseguimos fazer o segundo e o terceiro. Sofremos o golo já na parte final. O resultado foi inteiramente foi de 3-1, que espelha o que se passou em jogo e espelha também um pouco aquilo que foi conseguido pelo Vila Chã neste campeonato. Podemos fizer que acabamos o jogo um pouco mais maduros, sendo uma equipa, como tenho referido, em crescimento e muito jovem.
Hoje conseguimos vencer de uma forma categórica!", disse o treinador barcelense.
Esta vitória coloca a UD Vila Chã no 9º lugar, com 41 pontos, quando falta disputar apenas um jogo, que será na casa do UD São Veríssimo, 7º classificado com 44 pontos.
Em relação ao jogo, fomos uns justos vencedores. Entramos bem na partida, conseguimos fazer um golo na primeira parte, pelo Mário Faria de bola parada. Na segunda parte gerimos bem o jogo e depois também com muita qualidade conseguimos fazer o segundo e o terceiro. Sofremos o golo já na parte final. O resultado foi inteiramente foi de 3-1, que espelha o que se passou em jogo e espelha também um pouco aquilo que foi conseguido pelo Vila Chã neste campeonato. Podemos fizer que acabamos o jogo um pouco mais maduros, sendo uma equipa, como tenho referido, em crescimento e muito jovem.
Hoje conseguimos vencer de uma forma categórica!", disse o treinador barcelense.
Esta vitória coloca a UD Vila Chã no 9º lugar, com 41 pontos, quando falta disputar apenas um jogo, que será na casa do UD São Veríssimo, 7º classificado com 44 pontos.
O Forjães SC deslocou-se ao terreno do S. Mamede D'Este FC para defrontar uma equipa já condenada à descida de divisão.
Este foi um jogo sem grandes condimentos, em que as equipas protagonistas poucas ou nenhumas ambições têm nesta reta final do campeonato.
Ainda assim, apesar do jogo se disputar numa toada um tanto ou quanto amorfa, houve espaço para cada equipa marcar por duas vezes, arrecadando dessa forma um ponto cada.
O treinador Joca Abreu considerou justa a divisão de pontos, apesar de considerar que, a haver um vencedor, o Forjães foi quem mais fez por isso:
"Foi um jogo em que não houve muitas oportunidades. Se calhar o resultado certo era a vitória para nós, mas como não aconteceu aceita-se o empate. Nós jogamos determinados para ganhar, apesar deste jogo não ter grande importância, mas nós queremos sempre ganhar. Criámos algumas oportunidades, também podíamos ter sofrido, mas também podíamos ter ganho. Houve um golo anulado perto do final, em que acho que não está em fora de jogo, mas o futebol é isto! Temos de continuar e acabar da melhor maneira!", frisou.
O Forjães SC encontra-se na 6ª posição com 46 pontos, restando-lhe lutar pela melhor classificação possível, que passará por manter a posição atual..
O Forjães SC encontra-se na 6ª posição com 46 pontos, restando-lhe lutar pela melhor classificação possível, que passará por manter a posição atual..
Sem comentários