Futebol

Andebol

Hóquei em Patins

Canoagem

» » » » » » » » » » Futebol: Arsénio Nunes e Pedro Figueiredo sagram-se Campeões da 2ª Liga pelo Moreirense FC




Clube de Moreira de Cónegos, que contou nas suas fileiras com dois esposendenses, Arsénio Nunes (jogador) e Pedro Figueiredo (fisioterapeuta), superiorizou-se ao FC Porto B, de Tozé Carvalho e Fred Maciel, na corrida final pelo título de Campeão da 2ª Liga de Futebol Profissional.

Moreiense e FC Porto B partiram para 42ª e última jornada da 2ª Liga separados por dois pontos, com vantagem para os cónegos, na perseguição à consagração como campeões do segundo campeonato mais importante do nosso futebol.

Ambas as equipas tinham a obrigação de vencer as suas partidas, pois no caso de empate ou derrota de uma e vitória da outra as faixas de campeão ficariam com a que venceu o seu jogo.

No caso, o Moreirense FC, que já tinha garantida a subida de divisão, venceu na recepção ao CD Tondela, por uma bola a zero, o que permitiu os festejos no final da partida.
Entre a comitiva do clube da freguesia de Moreira de Cónegos, concelho de Guimarães, estavam dois esposendenses, Arsénio Nunes e Pedro Figueiredo, que, curiosamente, ligaram-se ao clube a meio da época.

Arsénio Nunes.
Para o apuliense Arsénio Nunes, a representar o Moreirense FC desde janeiro deste ano, por empréstimo do CF "Os Belenenses", este é o segundo título de Campeão da 2ª Liga de Futebol Profissional, depois de na época passada ter sido uma das peças mais importantes no trajecto do clube do Restelo que culminou também com a conquista do campeonato e consequente subida de divisão.

Pedro Figueiredo.
O fisioterapeuta Pedro Figueiredo, natural de Gandra, também deu o seu contributo na campanha vitoriosa do Moreirense FC, através da recuperação física dos jogadores do plantel profissional, nesta que foi a sua primeira experiência a este nível.


Tozé e Fred Maciel são vice-campeões ao serviço do FC Porto B

O FC Porto B cumpriu com a obrigação de vencer o Atlético CP, equipa já despromovida ao Campeonato Nacional de Séniores, igualmente pela margem mínima, faltando-lhe a "escorregadela" do Moreirense FC.
Ao serviço dos "bês" portistas estiveram Tozé Carvalho e Fred Maciel, de Forjães e Gemeses, respetivamente,

Tozé Carvalho.
Em particular plano de evidência esteve Tozé Carvalho ao longo de toda a época, já que para além da campanha coletiva, terminou o campeonato como o segundo melhor marcador da prova, com 21 golos marcados (menos um que o máximo goleador, Pires, do Moreirense FC).

Fred Maciel.
Fred Maciel, depois de na fase inicial da época ter estado em trabalhos para debelar uma lesão grave, reapareceu no último terço do campeonato, fazendo mais vezes parte das opções dos treinadores Luís Castro e depois de José Guilherme.


Rafael Lopes contribuiu sobremaneira para a subida de divisão do Penafiel FC

Rafael Lopes.
Rafael Lopes, jogador natural de Gemeses que em Gemeses trocou o Penafiel FC pela Académica de Coimbra (1ª Liga), também é merecedor de honras, já que a sua anterior equipa garantiu a subida de divisão para a qual em muito contribui os valiosos golos do avançado na primeira metade da época.
Esta subida de divisão acontece porque o 2º classificado, FC Porto B, não pode subir de divisão.


GD Chaves, de Mário Mendonça, lutou até ao fim pelo play-off de acesso à 1ª Liga

Mário Mendonça.
O GD Chaves, com o esposendense Mário Mendonça a integrar o plantel, lutou até à última jornada para alcançar a 3ª posição entre as equipas com possibilidades de subida, posição essa que garantia a disputa de um play-off com o penúltimo classificado da 1ª Liga, para ver quem na próxima época ocuparia a 18ª vaga no nosso principal campeonato.
Mário Mendonça realizou alguns jogos pela equipa flaviense, nomeadamente como aposta desde o banco de suplentes.


João Patrão contribuiu para a manutenção do SC Braga B numa luta que durou quase até ao final do campeonato

João Patrão.
O marinhense João Patrão, a representar a equipa B do SC Braga, viu a sua época a cair gradualmente de produção ao longo da 2ª volta e acabou por passar por alguns calafrios nas jornadas finais para garantir a manutenção, que só ficou assegurada no penúltimo jogo.
João Patrão foi constantemente opção no onze inicial dos "bês" bracarenses.

Kiki Afonso não evita despromoção do Atlético CP apesar de uma boa reta final

Kiki Afonso.
Em contraciclo com esta positividade destes jovens, ficou outro jovem jogador do nosso concelho.
Kiki Afonso, de Vila Chã, que a partir de janeiro passou a jogar pelo Atlético CP, acabou por não evitar a despromoção da equipa da tapadinha.
Esta sentença em muito se deveu à campanha realizada na primeira metade da época, uma vez que o percurso preconizado na segunda fase melhorou bastante e permitiu até a renovação da esperança em atingir a manutenção.



A todos estes desportistas o EsposenDEsportivo deseja as maiores FELICIDADES nos seus futuros!



«
Próxima
Mensagem mais recente
»
Anterior
Mensagem antiga

Sobre o autor Unknown

O EsposenDEsportivo procura relevar o Desporto que acontece no concelho ou que envolva desportistas/ coletividades concelhias.

Sem comentários

Deixe um comentário

Basquetebol

Ciclismo

Atletismo

Vela

+ Desporto Nacional

+ Desporto Internacional

Outros Interesses