Futebol

Andebol

Hóquei em Patins

Canoagem

» » » » » » » Futebol: Balanço da participação dos clubes concelhios na Divisão de Honra de Juniores




O Campeonato Distrital da Divisão de Honra de Juniores (sub-19) terminou no passado fim de semana.

Esta prova contou com a participação do FC Marinhas, CF Fão e AD Esposende.

O campeão foi o Moreirense FC, tendo vencido de forma invicta, com 25 vitórias e 5 empates. Na próxima época irão participar na 2ª Divisão Nacional desta categoria.

A AD Esposende acabou por descer e, muito provavelmente o mesmo sucederá com o CF Fão. As outras equipas despromovidas para a 1ª Divisão distrital são: Arsenal C. Devesa, AD Oliveirense, GDRC "Os Sandinenses" e Palmeiras FC.

Classificação final da Divisão de Honra de Juniores:


FC Marinhas

A equipa marinhense, treinada por Gonçalo Moreira, terminou a época na primeira metade da classificação final, na 8ª posição, sendo a melhor equipa do nosso concelho.

O FC Marinhas acumulou 44 pontos, fruto de 13 vitórias, 5 empates e 12 derrotas, tendo marcado 52 golos (9º melhor ataque) e sofrido 45 (4ª melhor defesa).

Em casa, os marinhenses conquistaram 9 vitórias, 3 empates (Palmeiras FC, AD Esposende e Vilaverdense FC) e 3 derrotas (AD Oliveirense, Moreirense FC e GD Ribeirão). Marcaram 29 golos e sofreram 16.
Fora de portas, ganharam 4 jogos (Arsenal C. Devesa, AD Esposende, AD Oliveirense e Palmeiras FC), empataram 2 (SC Maria da Fonte e GD Ribeirão) e perderam 9. Marcaram 23 golos e sofreram 29.

A sua pior série sem vencer foi de 6 jogos, na qual empataram dois jogos e perderam 4, entre a 9ª e a 14ª jornadas.
A pior série de derrotas foi de 4 jogos consecutivos sem pontuar, o que ocorreu por duas ocasiões, a primeira entre a 11ª e a 14ª jornadas; a segunda entre a 17ª e a 20ª jornada.
A melhor série sem perder foi de quatro jogos, que se repetiu em dois momentos, o primeiro entre a 21ª e a 24ª jornada (3 vitórias e 1 empate); o segundo com 4 vitórias consecutivas, que equivale à melhor série de jogos consecutivos sempre a ganhar.

Os juniores do FC Marinhas na próxima época voltarão a disputar o principal campeonato distrital da categoria que é a antecâmara do futebol sénior, podendo ser o único clube do nosso concelho representado na Divisão de Honra, caso se confirme a descida de divisão do CF Fão.


CF Fão

A equipa fangueira, treinada por Adárico Fragoso, terminou a época na 11ª posição, tendo somado 30 pontos, resultantes de 8 vitórias, 6 empates e 16 derrotas, com 53 golos marcados (7º melhor ataque) e 70 golos sofridos (5ª pior defesa).

Em casa, os fangueiros somaram 4 vitórias (AD Oliveirense, Palmeiras FC, FC Marinhas e GDRC "Os Sandinenses"), 4 empates (C. Caç. Taipas, Arsenal C. Devesa, Brito SC e SC Maria da Fonte) e 7 derrotas. Marcaram 27 golos e sofreram 34.
Fora de portas, ganharam 4 jogos (SC Maria da Fonte, AD Esposende, GDRC "Os Sandinenses" e AD Oliveirense), empataram 2 (Moreirense FC e Arsenal C. Devesa) e perderam 9. Marcaram 26 golos e sofreram 36.

A sua pior série sem vencer foi de 7 jogos, entre a 24ª e a 30ª jornada (últimos 7 jogos do campeonato), onde registou um empate e 6 derrotas.
A pior série de derrotas foi de 4 jogos seguidos sempre a perder, entre a 19ª e a 22ª jornada.
A melhor série sem perder foi de 4 jogos, conseguida em duas ocasiões, a primeira com 4 vitórias, na melhor série de jogos consecutivos sempre a ganhar, entre a 2ª e a 5ª jornada; a segunda com 1 vitória e 3 3 empates, entre a 12ª e a 15ª jornada.

O 11º lugar final, entre 16 equipas, à-priori seria suficiente para garantir a continuidade nesta divisão.
Acontece que, face à despromoção de três equipas do distrito de Braga da 2ª Divisão Nacional para os distritais (n.d.r. GDR "Os Amigos de Urgeses", FC Famalicão e Merelinense FC), há necessidade de se despromover mais do que quatro equipas da Divisão de Honra para a 1ª Divisão distritais, como inicialmente estava previsto. Agora aponta-se para a necessidade de seis equipas serem relegadas para a divisão inferior, cenário que "apanha" o clube fangueiro, que foi o "6º pior classificado".
A única alternativa para este cenário não se tornar realidade tem a ver com a possível, mas pouco provável, promoção do 2º classificado da Divisão de Honra para os nacionais, o que desde logo permitiria a manutenção do CF Fão.
Porquê pouco provável?
A possibilidade do 2º classificado subir de divisão só acontecerá caso algumas equipas, de todo o país, não quererem ou não poderem disputar o campeonato nacional, o que abriria a possibilidade da promoção de equipas que à partida não teriam direito a tal. Nesta situação a preferência recai sempre sobre as associações distritais mais representativas a nível nacional, o que não é o caso da AF Braga, que atualmente será a 4ª/5ª associação distrital com mais clubes filiados, ou seja, seria necessário a desistência de igual número de equipas até chegar a vez de subir o 2º clube de Braga para os nacionais.
A resposta a todas estas dúvidas será dada pela Federação Portuguesa de Futebol em meados de junho.


AD Esposende

A equipa esposendense, treinada inicialmente por Augusto Ramos e depois por Francisco Capitão, terminou o campeonato na 16ª e última posição, pelo que desceu de divisão.

A AD Esposende somou 18 pontos, obtendo 5 vitórias, 3 empates e 22 derrotas, tendo marcado 22 golos (pior ataque) e sofrido 72 (4ª pior defesa).

Em casa, os esposendenses venceram 4 jogos (Palmeiras FC, Arsenal C. Devesa, Brito SC e AD Oliveirense), empataram 2 (C. Caç. Taipas e GD Ribeirão) e perderam 9. Marcou-se 17 golos e sofreu-se 28.
Fora de portas, ganharam 1 jogo (CF Fão), empataram outro (FC Marinhas) e perderam 13. Marcaram 5 golos e sofreram 44.

Estiveram os primeiros 14 jogos do campeonato sem vencer, registando apenas um empate, sobrando 13 derrotas.
A pior série de derrotas consecutivas, aconteceu entre a 3ª e a 14ª jornada, com 12 jogos sempre a perder.
A melhor série de jogos sem perder ocorreu por duas vezes, quando esteve 2 jogos seguidos a somar pontos, em ambas as ocasiões com 1 empate e uma vitória, a primeira na 15ª e 16ª jornada; a segunda na 22ª e 23ª jornada.
Nunca conseguiu ganhar em dois ou mais jogos consecutivos.

Na próxima época, os juniores da AD Esposende vão disputar a 1ª Divisão Distrital.


O EsposenDEsportivo endereça CONGRATULAÇÕES pelas prestações das três equipas e deseja uma contínua EVOLUÇÃO destes jovens jogadores!



«
Próxima
Mensagem mais recente
»
Anterior
Mensagem antiga

Sobre o autor Unknown

O EsposenDEsportivo procura relevar o Desporto que acontece no concelho ou que envolva desportistas/ coletividades concelhias.

Sem comentários

Deixe um comentário

Basquetebol

Ciclismo

Atletismo

Vela

+ Desporto Nacional

+ Desporto Internacional

Outros Interesses