A canoísta esposendense Teresa Portela é atleta o SL Benfica e por isso mesmo foi convidada a mostrar as medalhas internacionais conquistadas em 2014, assim como João Ribeiro, também do nosso concelho, e ainda Joana Vasconcelos.
As duas canoístas femininas deram uma volta ao relvado da Luz antes do início do jogo de futebol entre o SL Benfica e o FC Paços de Ferreira, realizado este domingo, 17 de agosto, a contar para a 1ª jornada da 1ª Liga Portuguesa e foram uma vez mais aplaudidas pelo público presente no Estádio da Luz, tal como já sucedera em anos anteriores, numa prova de reconhecimento pela representatividade que oferecem ao clube encarnado e à canoagem portuguesa.
Teresa Portela descreveu o momento:
«Hoje tive a oportunidade e o prazer de vir ao Estádio da Luz partilhar as minhas medalhas com os benfiquistas!
Obrigada SL Benfica por todo o apoio! É bom fazer parte deste Clube!»
João Ribeiro com as medalhas que tencionava mostrar aos adeptos benfiquistas. |
Antes, João Ribeiro já tinha descrito as ocorrências de uma época que agora termina:
«A época acabou e nem sei por onde começar. Este ano não começou como eu queria, a meio da pré-época uma lesão na lombar impediu-me de treinar mais de dois meses e fez-me passar por um processo muito complicado ao ponto de não conseguir participar nas competições nacionais e nas taças do mundo.
Felizmente consegui, juntamente com os fisioterapeutas (a quem agradeço do fundo do coração), resolver o problema… ou pelo menos aprendi a controlar a dor.
Durante e após este processo contei sempre com o apoio de todos os responsáveis, desde o meu clube, passando pelos técnicos nacionais e federação, e todos acreditaram que era possível eu participar no europeu e no Mundial.
Assim foi, treinei bastante para recuperar o tempo perdido, e participei no Europeu onde consegui, juntamente com os meus colegas, um fantástico 3º lugar no k4 1000m. Para nós foi um grande resultado devido ao pouco treino que eu tinha e que também tínhamos em conjunto.
Participei também no k2 500m onde fomos Campeões da Europa, e juntamos este título ao de Campeão do Mundo de 2013.
Depois desse europeu sabíamos que tínhamos 3 semanas para preparar o mundial onde cada dia que passava era um dia melhor para nós, porque sabíamos que os barcos podiam andar muito mais do que andaram no europeu.
Em conjunto com a federação acordamos que havia a necessidade de fazer um estágio num local diferente e isolado, para que a concentração fosse máxima.
Depois desse estágio estávamos conscientes das nossas capacidades e sabíamos que estávamos preparados para enfrentar o Mundial.
Já no Campeonato do Mundo o primeiro dia de provas não correu bem, falhando a final A de k2 1000m com alguma infelicidade mas levantamos a cabeça e fomos para a final B com vontade de mostrar o nosso valor conquistando o tempo de 3.09min, sem dúvida um dos melhores tempos alguma vez feito por um k2 Português. Contudo o melhor estava reservado para domingo. Depois de fazer história colocando o k4 Português pela primeira vez numa final do Mundial, fizemos mais e melhor e conseguimos conquistar o título de Vice-campeões do Mundo.
Apesar da época não ter começado da melhor forma posso concluir que, enquanto atleta individual e em equipa, demos o nosso melhor e não deixamos que o nome de Portugal passasse despercebido em todas as competições onde participamos.
Obrigado a todas as pessoas que me acompanham.
Obrigado Proriver Atividades Turísticas, obrigado Body Energy, obrigado Under Armour Portugal, obrigado Esposende 2000, obrigado Nelo Kayaks obrigado SLBenfica.
Boas férias a todos, e que venha 2015!», disse em jeito de balanço.
Sem comentários