Rafael Lopes, jogador natural de Gemeses, foi o grande responsável por impedir que o Sporting CP deixasse Coimbra com os três pontos na bagagem, permitindo ao mesmo tempo que a Académica começasse a nova temporada de forma positiva, batendo o pé a um dos candidatos ao título.
O golo do avançado de 23 anos surgiu já no período de compensação e levou ao desespero os jogadores e adeptos leoninos, que estavam em vantagem desde a primeira parte (minuto 15), em contraste com a festa natural feita pelos apoiantes dos estudantes.
O golo de Rafael Lopes no jogo com o Sporting teve um sabor duplamente especial para o avançado da Académica, que se estreou a marcar em partidas oficiais pela equipa de Coimbra.
«Era um golo que procurava há muito tempo. No ano passado tive muitas infelicidades, golos anulados e boas exibições dos guarda-redes. Comecei com o pé direito, pena não termos ganho. Estou contente com o golo e o empate», afirmou, em declarações à Sport TV, para depois prosseguir:
«Entrámos algo tímidos, muitos jogadores não tinham jogado na Europa e isso causou algum nervosismo. Na segunda parte estivemos por cima e construímos várias ocasiões para marcar», disse.
Golo de Rafael Lopes: Académica vs Sporting CP [16/08/2014]:
Este golo teve ainda o significado de terminar com o jejum de golos de Rafael Lopes no principal escalão que já durava há mais de dois anos.
Esta é a quarta temporada que Rafael Lopes compete ao mais alto nível, embora com uma interrupção de meia época - na época passada apenas ingressou na Académica em janeiro após ter estado inicialmente em destaque no Penafiel, que na altura competia na Segunda Liga.
Antes da turma de Coimbra, o futebolista natural de Esposende passou por Vitória de Setúbal (2011/2012) e Moreirense (2012/2013), sendo que antes do encontro com o Sporting tinha sido ao serviço dos sadinos que tinha apontado o último golo.
A 12 de maio de 2012, na derrota caseira do Vitória de Setúbal frente ao Benfica por 1-3, Rafael Lopes tinha marcado pela última vez na Primeira Liga. Eduardo, na altura, tinha sido a última vítima do jovem atacante, sendo que agora foi a vez de outro guarda-redes internacional português, Rui Patrício, sofrer um golo dele.
Um golo que pode moralizar e catapultar Rafael Lopes para uma época de afirmação, ele que fez parte da seleção de sub-20 de Portugal que em 2011 conquistou o segundo lugar no Campeonato do Mundo da categoria e que apenas foi travada na final pelo Brasil.
No entanto, aos 23 anos, o jovem avançado formado na AD Esposende e no Varzim SC ainda procura conquistar o seu espaço de afirmação no futebol português e está apostado em consegui-lo esta temporada. Para já, pela primeira vez na carreira foi titular na primeira jornada da Primeira Liga e revelou ter sido uma aposta certeira de Paulo Sérgio.
Sem comentários