Terminou ontem, domingo, o Campeonato do Mundo de Velocidade em Canoagem realizado em Moscovo, Rússia, dia em que Portugal conseguiu a sua única medalha na competição, com o segundo lugar alcançado pela embarcação K4 1000 metros, tripulada pelo esposendense João Ribeiro, Fernando Pimenta, Emanuel Silva e David Fernandes.
A tripulação portuguesa completou a prova com 2m46,939s, 0,214 segundos atrás dos vencedores, o K4 checo que já tinha conquistado o título europeu no mês passado, e à frente da tripulação húngara.
TRIPULAÇÃO ESPANHOLA PODE TER “IMPEDIDO” PORTUGAL DE CONQUISTAR O OURO
Fernando Pimenta, Emanuel Silva, João Ribeiro e David Fernandes tornaram-se vice-campeões do Mundo e, muito provavelmente, viram o azar de Espanha retirar-lhes a medalha de ouro.
A “caminhar” para a parte decisiva da prova, a tripulação espanhola perdeu o leme e a embarcação descontrolou-se, invadido a pista portuguesa e raspando ainda no barco – os lusos pararam, momentaneamente, de pagaiar e, com isso, poderão ter perdido o lugar mais alto do pódio.
RESULTADO HISTÓRICO
Feito histórico conseguido por Fernando Pimenta, João Ribeiro, Emanuel Silva e David Fernandes. |
Até ao momento, Portugal tinha conquistado quatro medalhas em Mundiais de canoagem de velocidade, mas sempre em distâncias não olímpicas.
José Garcia foi o primeiro a dar uma medalha a Portugal com o terceiro lugar em K1 10.000 metros, em 1989, na Bulgária, cujo feito foi repetido, 20 anos depois, no Canadá, por Teresa Portela, Beatriz Gomes, Helena Rodrigues e Joana Sousa, em K4 200 metros.
Em 2010, na Polónia, a dupla Fernando Pimenta e João Ribeiro foi vice-campeã do Mundo em K2 500 metros, prova que o mesmo João Ribeiro se sagrou campeão do Mundo em 2013, na Alemanha, com Emanuel Silva.
Teresa Portela terminou em 5º e 7º lugar, nas finais de K1 500m e 200m, respetivamente
Teresa Portela em duas finais. |
A canoísta de Gemeses, começou o dia de ontem por participar na final de K1 500 metros, tendo chegado com o 5º melhor registo, com o tempo de 1m52,055s. Esta prova foi ganha pela húngara Danuta Kozak, seguida da neozelandesa Lisa Carington e por Bridgitte Hartley, da África do Sul.
Pouco depois voltou a entrar em cena para a largada da final de K1 200 metros, terminando com o 7º melhor tempo.
Duas finais em distâncias olímpicas para Teresa Portela que regressa aos Mundiais com excelentes prestações.
A canoísta esposendense teceu os seguintes comentários sobre a sua participação no mundial de 2014:
"Apesar de não ter conseguido largar bem nas minhas finais, consegui fazer ainda assim boas provas!!!
Mas o facto de ter sido consistente, estando presente em todas as finais, faz deste ano, um bom ano, e muito importante para ganhar confiança, mas ainda há muito para melhorar!", disse.
A 4ª final principal foi conquistada por Hélder Silva, em C1 200 metros, na qual terminou em 8º lugar.
Sem comentários