Na passada semana de 19 a 25 de Julho de 2015 foi recebido em Portugal pelo Professor Vasco Pinto, 5 praticantes de Nihon Jujutsu da Bretanha, liderados pelo Professor Anthony Moyou, não só com o motivo de trocar conhecimento técnico e pedagógico, como também para prolongar a amizade e laços entre as duas escolas de Jujutsu, que já se estabelecera no passado Seminário Europeu IMAF 2014 em Estrasburgo.
A sua estadia dividiu-se entre duas escolas de Jujutso de Esposende, no Salão Nobre dos Bombeiros Voluntários de Esposende, e na escola de Susão em Palmeira de Faro.
Além da prática de Jujutsu, foi possível conhecer alguma gastronomia local, assim como zonas históricas, e meio natural, ficando entre todos a sensação de maior riqueza não só nas ligações humanas como em novas perspetivas de conhecimento e da própria pratica do Jujutsu, restando a vontade e promessa da repetição anual deste evento.
Durante esta semana de intenso trabalho e convívio, a única diferença entre Portugueses e Franceses foi o idioma, provando que as Artes Marciais Tradicionais fora do meio competitivo, são também uma linguagem universal e pode aproximar povos e culturas.
Como se diz que “uma imagem vale por mil palavras”, ficam aqui algumas que falam por si.
Este evento foi possível graças ao valioso apoio logístico e humano da Junta de Freguesia de Palmeira de Faro, assim como a disponibilidade das instalações da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Esposende.
Fonte: EsposendeServiços
Sem comentários