Gonçalo Peixoto deu por encerrada a sua participação no Campeonato do Mundo de Vela na Classe Laser 4.7, que durante seis dias se disputou em Medemblik, Holanda.
A competição contou com a participação de 400 jovens velejadores de todo o mundo, de onde sairão, certamente, os melhores atletas da vela mundial daqui por alguns anos.
Com 16 anos, o esposendense Gonçalo Peixoto representou as cores do nosso país, integrando um grupo composto por mais seis velejadores, em que todos garantiram as suas presenças após uma fase de qualificação nacional. Seria acompanhado pelo seu treinador Gonçalo Jordão, que integrou a comitiva técnica da seleção nacional.
A competição caracterizou-se por uma fase de qualificação com pouco vento nos primeiros três dias e por vento de média intensidade e alguma ondulação nos restantes três dias.
Realizaram-se um total de 11 regatas para cada frota, contando, para efeitos de classificação final, as nove melhores regatas de cada velejador.
O Gonçalo Peixoto terminou a prova como o melhor português, ao classificar-se na 45ª posição do grupo de prata.
O atleta acabaria por considerar ter feito um bom Campeonato do Mundo, enaltecendo o fantástico 3º lugar conquistado na 4ª regata realizada no segundo dia da competição.
O seu treinador comentava no final que “a prata soube a pouco, pois ficamos todos com a certeza que o Gonçalo Peixoto poderia fazer melhor”.
Sem comentários