O ciclista João Benta renovou contrato por mais um ano com a equipa Louletano/Hospital de Loulé/Jorbi e será o chefe de fila da equipa algarvia na nova época desportiva que agora se inicia.
Depois de ter regressado à alta competição em 2015 e de se ter destacado na última edição da Volta a Portugal, o ciclista esposendense recebe mais um voto de confiança da equipa treinada por Jorge Piedade, cabendo-lhe agora o desafio e a responsabilidade de desempenhar as funções de líder da equipa.
Mostrando-se visivelmente satisfeito e honrado por continuar a representar o Louletano/Hospital de Loulé/Jorbi, João Benta reagiu da seguinte forma: “Estou muito contente por renovar com a equipa. Agradeço ao meu treinador Jorge Piedade e ao presidente Tony do Adro por confiarem em mim e por contarem comigo para a próxima época. O verdadeiro agradecimento por este voto de confiança será dado com o meu empenho e a minha dedicação para contribuir para o sucesso da equipa, quer no plano individual, quer no plano coletivo. Em 2016 continuarei a dar o meu melhor”.
A propósito do novo estatuto de chefe-de-fila, João Benta manifesta um misto de ambição e de humildade: “Sim, vou ser o líder da equipa, o que é uma grande responsabilidade, mas trabalharei também para os meus colegas sempre que estes estiverem melhor do que eu”.
Sobre a renovação do contrato, o ciclista afirma que foram vários os fatores que contribuíram para esta decisão, nomeadamente a oportunidade que a equipa lhe deu em 2015 e a existência de um bom ambiente e espírito de equipa.
João Benta, nasceu a 21 de Dezembro de 1986, em Marinhas, concelho de Esposende.
Iniciou a prática desportiva em 2004, no Centro Social da Juventude Unida de Marinhas (JUM).
Tornou-se ciclista profissional em 2005, tendo competido ao mais alto nível durante 5 anos consecutivos.
Durante esse período de tempo foi construindo um palmarés alicerçado num conjunto de resultados importantes, dos quais se destaca: um 10º lugar na Volta à Madeira, logo no ano de estreia, e um 4º lugar no ano seguinte; um 1º lugar na Taça de Portugal, um 39º lugar na Taça das Nações e um 10º lugar no Campeonato Nacional de C/R, em 2007; a conquista da Volta a Portugal do Futuro e a participação no Campeonato da Europa, no Campeonato do Mundo e no Tour de L’Avenir, em 2008; o 50º lugar na edição 2009 da Volta a Portugal; a conquista da Clássica de Amarante, o 2º lugar na Volta ao Minho e o 16º lugar na Volta a Portugal em 2010.
Retomou a competição profissional em 2015, passando a representar a equipa Louletano – Ray Just Energy.
Apesar das grandes dificuldades sentidas para o recomeço da sua atividade desportiva ao mais alto nível, a verdade é que o ano de 2015 foi extremamente positivo, com participações bem sucedidas em provas importantes como a Volta ao Algarve, a Volta ao Alentejo, a Volta às Astúrias e a Volta a Madrid.
Contudo, os resultados de maior destaque surgiram em provas como a Volta ao Alto do Tâmega com um 3º lugar da Geral, no Grande Prémio Jornal de Notícias com um 5º lugar da Geral, e no Campeonato Nacional de Estrada com um 6º lugar da Geral.
Mas o ponto alto da época aconteceria com a conquista da segunda prova mais importante do calendário nacional: o Grande Prémio Internacional Joaquim Agostinho. Nesta competição, para além do 1º lugar da Geral, conquistou ainda o Troféu Joaquim Agostinho e o Troféu da Montanha.
A época viria a terminar com a participação na Volta a Portugal, prova na qual tinha o objetivo de conquistar um dos 10 primeiros lugares, e que teria sido atingido não fosse o facto de ter sofrido um acidente grave na penúltima etapa. Mesmo assim, conseguiu o 20º lugar da Geral, destacando a 7ª posição conquistada na mais dura etapa da prova, a etapa da Senhora da Graça.
O ciclista acredita que a sua dedicação ao ciclismo é a principal razão para já ter chegado tão longe. No entanto não quer ficar por aqui e ambiciona mais conquistas e mais resultados.
Sem se esquecer de todas as competições onde estará inserido, a sua grande aposta para 2016 são os Campeonatos Nacionais da modalidade e a Volta a Portugal em Bicicleta.
Sem comentários