O balanço do fim de semana futebolístico das equipas séniores do concelho de Esposende que competem nos campeonatos da AF Braga é traduzido pelo empate a uma bola no dérbi entre AD Esposende e UD Vila Chã e pelo regresso às vitórias do FC Marinhas, no Pró-Nacional, e por nova vitória do Forjães SC, que assim mantém-se como líder da Divisão de Honra - Série A, o mesmo campeonato de AD Esposende e UD Vila Chã.
SÉNIORES | PRÓ-NACIONAL | 10ª jornada | Domingo, 26 Outubro
15h00 - FC MARINHAS 1 x CD Celoricense 0

No jogo a contar para a 10ª jornada, o conjunto marinhense colocou-se em vantagem no decorrer do primeiro tempo, por intermédio de Carioca.
Na fase inicial dos segundos 45 minutos, a equipa da casa dispôs de algumas oportunidades para dilatar a vantagem e assim encarar a reta final do jogo com mais tranquilidade, cenário que não veio a acontecer.
Ainda assim, o jogo terminaria com o resultado em 1-0.
Com esta vitória conseguida perante um adversário que estava a 2 pontos de distância, o FC Marinhas sobe uma posição, por troca com o CD Celeirós, continuando mesmo assim na zona proibida da classificação.
Ocupa agora a 16ª posição, com 10 pontos somados, fruto de 3 vitórias, 1 empate e 6 derrotas, tendo 12 golos marcados e 16 sofridos.
Na próxima jornada, a 11ª, o FC Marinhas desloca-se ao terreno do 2º classificado, o ADRC Terras de Bouro, que tem o dobro dos pontos dos marinhenses, com 20 pontos, tendo amealhado 6 vitórias, 2 empates e 2 derrotas e que nesta jornada venceu em casa o GD Serzedelo por 1-0.
SÉNIORES | DIVISÃO DE HONRA- SÉRIE A | 7ª jornada | Domingo, 26 Outubro
15h00 - AD ESPOSENDE 1 x UD VILA CHÃ 1
15h00 - ARC Águias Álvelos 0 x FORJÃES SC 2
Na Divisão de Honra - Série A, o maior destaque vai para o dérbi concelhio que opôs a AD Esposende e a UD Vila Chã, que terminou com uma divisão dos pontos.
No outro encontro, o Forjães SC foi vencer fora o ARC Águias Álvelos por duas bolas a zero, que lhe garantiu a manutenção do lugar mais alto da classificação geral.
O segundo dérbi do concelho desta época, ao nível do futebol sénior, colocou frente a frente duas equipas com ambições diferentes e que vinham a realizar um campeonato de acordo com os respetivos objetivos.
A equipa da casa, AD Esposende, que depois de entrar na competição com 4 vitórias consecutivas vinha de 2 jogos sem vencer, 1 empate e 1 derrota, registada na jornada anterior no terreno de outro dos candidatos à subida, o Dumiense FC, e abordava esta partida com a intenção de voltar aos triunfos.
Quanto ao conjunto vizinho de Vila Chã, tinha um registo de 3 vitórias, 1 empate e 2 derrotas, sendo que na jornada anterior alcançara uma vitória em casa perante outra forte equipa, o AFC Martim. Para este jogo, a UD Vila Chã procurava prosseguir a sua trajetória nos lugares tranquilos da classificação e ao mesmo tempo aproximar-se dos lugares de cima.
O jogo iniciou com a equipa forasteira a entrar mais decidida e logo nos minutos iniciais criou a primeira grande oportunidade de golo da partida, através de um cabeceamento a sair muito perto da baliza do guardião Nuno Marques.
Depois desse momento, o conjunto da casa reagiu e até teve mais iniciativa de jogo.
Essa fase de maior ascendente só conseguiu ser traduzida em perigo num momento, em que uma série de 4/5 remates foram consecutivamente anulados pelo guardião Stray e pela defesa da equipa 'vilachota'.
Tirando estes episódios, os primeiros 45 minutos foram mais disputados do que bem jogados, pelo que o tempo de descanso chegou com o nulo de golos.
No reatamento, o conjunto visitante voltou a entrar mais organizado e acutilante, conseguindo prolongar essa postura por praticamente todo o segundo tempo, vindo a marcar por intermédio de Garrido, que na recarga, aproveitou a bola largada para frente do guarda-redes Nuno Marques após um forte remate de fora da área, estavam decorridos 73 minutos.
A partir deste momento, a equipa da casa procurou reagir, sem conseguir construir grandes calafrios junto da baliza da equipa axadrezada.
Nos últimos instantes do 5º e último minuto de compensação dado pelo árbitro e quando poucos acreditavam que ainda fosse possível, André Merrelho consegue empatar o jogo, num lance algo confuso na área da UD Vila Chã.
O jogo terminava logo de seguida.
Nota de realce também para a boa moldura humana presente no Estádio Padre Sá Pereira, que quase encheu por completo a bancada principal, em especial a falange de apoio da UD Vila Chã, que parecia estar em maioria.

"Nós entramos em campo sempre para conquistar os três pontos. Sabíamos de antemão que ia ser um jogo com muita emoção, que os jogadores sentiam isso; durante a semana já tínhamos comentado e assim foi.
O Esposende no primeiro tempo esteve melhor que o Vila Chã.
No segundo tempo nada fazia prever sofrermos um golo, num erro nosso. O Vila Chã sabe colocar-se em campo, não nos deu espaço. Nos minutos finais, já em aflição, conseguimos o golo do 1-1.
Pelo jogo em si, nos 90 minutos, aceita-se o empate, não vamos dizer que o Esposende foi melhor que o Vila Chã; há que sublinhar também o Vila Chã pela postura que teve em campo. São duas equipas do concelho que durante a época vão representar muito bem o concelho.", disse.
Zacarias Coelho, treinador da UD Vila Chã, refere as dificuldades com que a sua equipa se tem deparado, mas mesmo assim tem lutado sempre:
"A análise que posso fazer é a de que nós tivemos a felicidade do jogo na primeira parte.
Na segunda parte conseguimos fazer o golo, para o qual trabalhamos. Depois, conseguimos manter o resultado com tranquilidade até ao tempo de descontos, em que sofremos um golo no último mniuto uma vez mais. Os três pontos estavam ao nosso alcance, mas o futebol tem destas coisas.
Os meus jogadores como é normal saíram tristes.
Com as dificuldades que alguns deles estavam a ter, com problemas físicos, conseguimos dar a volta e é como eu digo sempre, acredito nos meus jogadores, estamos a fazer uns bons jogos, mas ainda há que melhorar e acreditar sempre.", analisou.
Com este empate, a AD Esposende soma 3 jogos seguidos sem ganhar, o que faz com que se situe na 5ª posição, com 14 pontos, os mesmos do 4º classificado, resultado de 4 vitórias, 2 empates e 1 derrota, com 10 golos marcados e 6 sofridos.
O seu próximo compromisso será no terreno do SC Cabreiros, que nesta jornada perdeu fora com o AFC Martim por 1-0 e ocupa a 13ª posição, com 5 pontos.
A UD Vila Chã tem agora 11 pontos, que lhe vale a 8ª posição da geral, tendo um registo de 3 vitórias, 2 empates e 2 derrotas, fruto dos 8 golos marcados e de 6 sofridos.
Na próxima jornada a UD Vila Chã recebe no seu estádio a AD Carreira, que nesta jornada perdeu em casa com o Dumiense FC, por 1-2, e se encontra na 10ª posição, com 9 pontos.

O primeiro período do jogo foi algo incaracterístico, com pouca clarividência de ambas partes em construir situações de envolvimento coletivo, com princípio-meio-fim.
Na segunda parte o Forjães SC entrou disposto a resolver o mais rápido possível a partida e volvidos pouco mais de 10 minutos após o reatamento, o árbitro assinala grande penalidade favorável aos forjanenses. Na conversão, Higuita atirou para a defesa do guarda-redes que ainda conseguiu travar a recarga.
Dois minutos depois, aos 61 minutos, o conjunto forjanense consguiu finalmente traduzir no marcador o domínio no jogo, através de Tiago Fernandes.
À passagem do minuto 70, Reko aumentou a vantagem e de alguma forma sentenciar a partida quanto ao vencedor, como se veio a verificar já que resultado de 0-2 manteve-se até ao final do jogo.
O Forjães SC continua a sua senda invicta, sendo a única equipa que ainda não perdeu na competição - tem 2 empates nos 7 jogos já realizados.
Estão em primeiro lugar com 17 pontos, com 15 golos marcados (melhor ataque) e 2 sofridos (melhor defesa).
Na próxima jornada, a equipa forjanense recebe no seu estádio o AFC Martim, num encontro que promete entre duas equipas com objetivos de subida.
O AFC Martim encontra na 6ª posição, com 13 pontos, a 4 pontos do próximo adversário, tendo nesta jornada levado de vencida em casa o SC Cabreiros, por 1-0.
Sem comentários