O futebol sénior do nosso concelho teve como principal atrativo neste fim de semana o último dérbi concelhio da presente época, entre o Forjães SC e a AD Esposende, que terminou com a vitória dos forjanenses.
As outras duas equipas concelhias registaram um empate e uma derrota. O FC Marinhas perdeu no Pró-Nacional e a UD Vila Chã empatou na Divisão de Honra - Série A.
SÉNIORES | PRÓ-NACIONAL | 28ª jornada | Domingo, 29 Março
16h00 - FC MARINHAS 1 x ADRC Terras de Bouro 2

Este era mais um desafio importante para os marinhenses, pois, em caso de vitória, davam um importante impulso pontual e classificativo nas contas respeitantes à luta pela manutenção.
Pela frente, tinham uma equipa que atravessava uma série negativa de resultados, registando 5 derrotas seguidas que a afastou dos lugares cimeiros e, quiçá, da luta pela subida de divisão.
O FC Marinhas acabou por perder por 1-2, com o seu golo, apontado por João André "Rato" a ser insuficiente perante a maior eficácia do conjunto visitante.
Esta derrota fez com que o FC Marinhas descesse uma posição, estando agora no 13º lugar, com os mesmos 33 pontos com que partira para esta jornada, a um ponto dos 12º e 11º classificados, em igualdade pontual com o 14º classificado e com três pontos de vantagem sobre a primeira equipa abaixo da linha de água.
Na próxima jornada (29ª), a realizar-se a 12 de abril, o FC Marinhas desloca-se ao terreno do GD Serzedelo, que ocupa o 9º lugar com 38 pontos e que nesta jornada empatou fora a uma bola com o CC Taipas.
SÉNIORES | DIVISÃO DE HONRA- SÉRIE A | 24ª jornada | Domingo, 29 Março
16h00 - FORJÂES SC 2 x AD ESPOSENDE 0
16h00 - UD VILA CHÃ 1 x UD São Veríssimo 1
Na Divisão de Honra - Série A, o maior destaque vai para o dérbi concelhio que opôs a UD Vila Chã e a AD Esposende, que terminou empatado a zero bolas.
O Forjães SC venceu em casa o ARC Águias Álvelos, dando continuidade à sua caminhada rumo ao título e à subida de divisão.
O sétimo e último dérbi concelhio desta época, ao nível do futebol sénior, colocou frente a frente duas equipas separadas por vinte pontos.
A equipa da casa, Forjães SC, estava no topo da classificação geral, com 59 pontos, enquanto a AD Esposende estava no 7º lugar com 39 pontos.
Este jogo, para além de ser um dérbi, tinha o 'condimento' de colocar frente a frente a equipa da casa que ainda não perdeu no campeonato e um conjunto que tinha como dado quase adquirido a impossibilidade de subir de divisão, conforme era o objetivo traçado para a presente época.
Num estádio bem composto de público vestido com as cores da equipa da casa, a AD Esposende foi a primeira equipa a criar perigo.
À passagem do minuto 37 deu-se a primeira explosão de alegria, quando Paulinho inaugurou o marcador, levando o Forjães SC a vencer para o descanso, por 1-0.
Durante o período do intervalo foram apresentadas ao muito público presente, os atletas das diversas equipas jovens do Forjães SC, num total de cerca de 200 jovens jogadores e jogadoras.
Apenas dois minutos após o recomeço do jogo, Luis Barbosa aumentou para 2-0.
A equipa visitante procurou reagir ao resultado desfavorável, acabando por dispôr de uma boa oportunidade para reduzir a desvantagem, quando aos 82 minutos beneficiou de uma grande penalidade. Na conversão do castigo máximo o jogador esposendense atirou para a defesa do guardião forjanense e na recarga um outro jogador da ADE emendou para a baliza. Acontece que este golo foi invalidado, com o árbitro a considerar que houve invasão da grande área antes do pontapé da grande penalidade, o que provocou uma veemente contestação dos responsáveis do clube esposendense.
O jogo terminaria com o resultado em 2-0.
O Forjães SC soma agora 62 pontos, continuando com 9 pontos de avanço sobre o 2º classificado.
Caso pontue na próxima jornada na deslocação ao terreno da AD Carreira, os forjanenses garantem desde logo a subida de divisão, a que poderão muito em breve juntar o título de campeão.
A AD Esposende mantém-se no 7º lugar, com 39 pontos, e tem como próximo adversário (joga no estádio) o conjunto do AFC Martim, que nesta jornada ganhou no seu campo ao ARC Águias Álvelos por 2-1.

O conjunto contrário encontrava-se no 10º lugar, com 27 pontos acumulados.
A primeira parte do encontro estava a decorrer numa toada muito "morna", sem se registar momentos de grande perigo junto das balizas das duas equipas, até que a dois minutos do intervalo a equipa visitante se colocou em vantagem no marcador e, ainda antes do intervalo, um jogador da equipa da casa recebeu ordem de expulsão, por acumulação de amarelos.
A perder por uma bola a zero e com menos um elemento, a UD Vila Chã abordou os segundos 45 minutos com o intuito de, pelo menos, amenizar os prejuízos.
Apenas quatro minutos após o reatamento da partida, Chora, na conversão de uma grande penalidade, recolocou o jogo empatado, com o resultado de 1-1 a persistir até ao final do jogo.
Com este empate, a UD Vila Chã soma agora 32 pontos, mantendo-se na 8ª posição, continuando com 4 pontos sobre o 9º classificado, precisamente o seu adversário desta ronda.
Na próxima jornada, a realizar-se a 12 de abril, a UD Vila Chã visita o GFC Pousa, 6º classificado com 41 pontos e que nesta jornada empatou a uma bola no terreno do Dumiense FC.
Sem comentários