O balanço do fim de semana futebolístico das equipas séniores do concelho de Esposende que competem nos campeonatos da AF Braga é traduzido pelo empate a duas bolas no dérbi entre AD Esposende e Forjães SC, pelo empate em casa do FC Marinhas no Campeonato do Pró-Nacional e pela derrota fora de portas da UD Vila Chã, que tal como a AD Esposende e Forjães SC compete na Divisão de Honra - Série A.
SÉNIORES | PRÓ-NACIONAL | 13ª jornada | Domingo, 16 Novembro
15h00 - FC MARINHAS 1 x AD Águias da Graça FC 1

O marcador sofreu alterações por duas ocasiões, com um golo para cada uma das formações, com o golo dos marinhenses uma vez mais a ser apontado por João André "Rato", que se tem pautado como o principal artilheiro dos azuis e brancos.
Este empate permitiu ao FC Marinhas somar 1 ponto, tendo agora 12 pontos acumulados, continuando na zona proibida da classificação, no 15º lugar, em igualdade com o 16º classificado e a 2 pontos do 14º classificado.
Na jornada que se segue, a 14ª, o FC Marinhas desloca-se ao terreno do 18º e último classificado, o GD Joane, que tem 10 pontos e que nesta jornada perdeu fora com o ADRC Terras de Bouro por 1-0.
SÉNIORES | DIVISÃO DE HONRA- SÉRIE A | 9ª jornada | Domingo, 16 Novembro
15h00 - AD ESPOSENDE 2 x FORJÂES SC 2
15h00 - UD São Veríssimo 1 x UD VILA CHÃ 0
Na Divisão de Honra - Série A, o maior destaque vai para o dérbi concelhio que opôs a AD Esposende e o Forjães SC, que terminou com uma igualdade a duas bolas.
No outro encontro, a UD Vila Chã deslocou-se ao terreno da UD São Veríssimo, tendo perdido por uma bola a zero.
O terceiro dérbi do concelho desta época, ao nível do futebol sénior, colocou frente a frente duas equipas com ambições semelhantes para a época, mas que vinham a realizar um campeonato distinto, em termos de resultados.
A equipa da casa, AD Esposende, que depois de entrar na competição com 4 vitórias consecutivas, vinha de 4 jogos sem vencer no campeonato (3 empates e 1 derrota) e encarava esta partida com carácter quase decisivo, na perspetiva de não continuar a perder terreno para os outros candidatos à subida de divisão.
Quanto ao conjunto do Forjães SC, era líder do campeoanto, com apenas 2 empates e o resto vitórias (6), sendo a úncia equipa que ainda não conheceu o sabor da derrota. Para este jogo, os forjanenses procuravam manter-se no lugar mais alto na tabela classificativa e, simultaneamente, ganhar uma boa vantagem, quiçá irrecuperável, sobre o seu rival.
A primeira parte do jogo não foi muito bem jogada de parte a parte, com muita entrega de ambas as equipas e com muita luta a meio campo, mas ainda assim o marcador funcionou em dois momentos.
O golo inaugural foi apontado por André Merrelho, defesa central esposendense que colocou a sua equipa em vantagem aos 12 minutos, após um o golpe de cabeça na sequência de um livre.
À passagem do minuto 29 o conjunto forjanense repôs a igualdade por intermédio de Rui Rodrigues, na cobrança de um livre direto.
O intervalo chegaria com o resultado em 1-1.
No segundo tempo verificou-se uma ligeira melhoria da qualidade de jogo, sendo que o resultado só voltaria a sofrer alterações à entrada para os últimos 10 minutos, quando o forjanense Luis Barbosa aproveitou a confusão instalada na grande área da equipa da casa para fazer o 1-2.
Com 10 minutos para procurar, pelo menos, restabelecer a igualdade, a formação esposendense conseguiu-o já em tempos de desconto adiantados, aos 90'+6', quando "Papagaio" conseguiu num pontapé de bicicleta no coração da área dar o empate aos comandados por João Carlos, fazendo recordar o sucedido no anterior dérbi concelhio entre AD Esposende e UD Vila Chã.
Uma vez mais, deve-se dar destaque à moldura humana que quis ver inloco o dérbi e que preencheu quase por completo a bancada principal do Estádio Padre Sá Pereira, sendo que os apoiantes do clube forjanense conseguiram dividir ou até mesmo suplantar, em termos proporcionais, o nº de adeptos afetos à equipa da casa.
Com este empate, a AD Esposende soma 5 jogos seguidos sem ganhar no campeonato, o que faz com que continue na 5ª posição, com 16 pontos, resultado de 4 vitórias, 4 empates e 1 derrota, com 12 golos marcados e 8 sofridos.
O seu próximo compromisso será no terreno do AFC Martim, outro dos candidatos à subida, que nesta jornada empatou a um com ARC Águias Álvelos, ocupando a 7ª posição, com 14 pontos.
O Forjães SC mantém-se como a única equipa sem derrotas na prova, apesar de este empate lhe ter custado a liderança da tabela classificativa, tendo passado para a 3ª posição, com os mesmos 21 pontos do 2º classificado, num registo de 6 vitórias e 3 empates, fruto de 19 golos marcados e 4 sofridos.
Na próxima jornada o Forjães SC recebe no seu estádio a AD Carreira, que nesta jornada empatou em casa com o SC Cabreiros a duas bolas e se encontra na 10ª posição, com 10 pontos.

Num terreno difícil, pelado, os primeiros 45 minutos foram pautados por duas equipas que batalharam bastante por cada metro quadrado, sendo que a equipa da casa acabou por ter o seu momento de sorte, quando à passagem do 25º minuto se colocou em vantagem através de um auto-golo de um defensor da equipa de Vila Chã.
Pouco antes do intervalo, a equipa da casa ficou reduzida a 10 unidades.
Face à circusntância de estar a perder e de estar em superioridade numérica, o conjunto vilachoto assumiu claramente a iniciativa do jogo na segunda parte em busca de num primeiro momento empatar a partida, o que acabou por não acontecer, com o jogo a terminar com a derrota por uma bola a zero.
Apesar da derrota, a UD Vila Chã continua na 6ª posição, com os mesmos 14 pontos do 7º classificado, com 4 vitórias, 2 empates e 3 derrotas e 11 golos marcados e 8 sofridos.
Na próxima jornada, a equipa de Vila Chã recebe no seu estádio o GFC Pousa, que se encontra na 4ª posição, com 17 pontos, tendo nesta jornada perdido em casa diante do Dumiense FC, por 1-2.
Sem comentários