O Varzim SC, que se encontra a comemorar o seu centenário, teve uma época assinalável ao nível do futebol sénior, com contribuição direta de intervenientes naturais do concelho de Esposende, principalmente na campanha da equipa "B" do clube.
Depois de consumada a ascensão ao futebol profissional por parte da equipa principal, resultado da vitória acumulada de 3-1 sobre o Casa Pia AC no Play-off de Promoção do Campeonato Nacional de Séniores, o clube da Póvoa de Varzim poderá juntar a promoção da sua equipa "B" precisamente ao Campeonato Nacional de Séniores, depois de terminar a Divisão de Elite do Pró-Nacional da AF Porto no 2º lugar.
No derradeiro e decisivo jogo da divisão maior da AF Porto, realizado no passado domingo, 14 de junho, o Varzim SC "B" venceu o Valadares Gaia FC por 2-0, terminando a competição com 70 pontos, a oito pontos do vencedor, AR São Martinho.
À entrada para esse jogo, haviam três equipas com possibilidades de chegarem ao 2º lugar que, dependendo de eventuais desistências de equipas com direito a disputarem o Campeonato Nacional de Séniores da próxima época, pode corresponder à subida ao terceiro escalão do futebol sénior nacional.
Duas delas encontravam-se na Póvoa de Varzim, sendo a outra o SC Rio Tinto. Os varzinistas dependiam apenas de si próprios, o mesmo será dizer que em caso de vitória, asseguravam desde logo o 2º lugar, o que se veio a verificar.
Do plantel varzinista Sub-23 fazem parte dois jovens jogadores do concelho de Esposende, Carlos Ferreira e Gonçalo Casal, que nas últimas jornadas do campeonato foram orientados pelo jovem técnico Tiago Pinheiro, também ele do nosso concelho.
Carlos Ferreira. |
O percurso de "Carlão" no futebol iniciou-se na AD Esposende, tendo-se mudado com idade de iniciado para o FC Marinhas na época 2008/2009, onde permaneceu mais uma época. Em 2010/2011 ingressou nos juvenis do Varzim SC, clube que representa até ao momento.
Gonçalo Casal. |
Casal cumpriu os primeiros anos de formação no futebol no FC Marinhas, até que em 2011/2012, no seu primeiro ano de juvenil, mudou-se para o Varzim SC.
Tiago Pinheiro. |
A transição de Quim Berto, do comando técnico da equipa "B" para o mesmo posto na equipa principal do Varzim SC, após a saída de Vitor Paneira, abriu a vaga na formação secundária, que passou a ser ocupada por Tiago Pinheiro, que assim dirigiu a equipa nos derradeiros e cruciais quatro encontros da principal divisão distrital da AF Porto.
Tiago Pinheiro foi jogador da AD Esposende, clube pelo qual passou a integrar equipas técnicas de vários escalões, inclusive da equipa sénior. Nas épocas de 2010/2011 e seguinte, foi treinador principal dos juniores do clube esposendense, sendo que na primeira logrou vencer a Série A da 1ª Divisão Distrital da AF Braga, perdendo a hipótese de subir aos nacionais depois da derrota acumulada de 3-5 diante do FC Vizela, no Play-off de Apuramento de Campeão e de Subida de Divisão. Nas épocas 2012/2013 e seguinte passou a representar funções de treinador adjunto nos Juniores do Varzim SC, até que esta época assumiu o cargo de treinador principal dos juvenis "B" varzinistas.
Sem comentários