A participação de João Ribeiro e Teresa Portela, canoístas naturais do concelho de Esposende, nos Jogos Europeus 2015 de Baku, Azerbaijão, saldou-se com prestações fora das medalhas nas disciplinas que os dois disputaram.
João Ribeiro, competiu em K2 1000 metros, juntamente com Emanuel Silva, e em K4 1000 metros, com Emanuel Silva, Fernando Pimenta e David Fernandes.
Em K2 1000 metros, a dupla portuguesa qualificou-se para a Final A que se disputou na passada segunda-feira, 15 de junho, tendo obtido um modesto 9º lugar. No entanto, e apesar de algum desalento no final desta prova, João Ribeiro mostrou-se esperançado em melhores resultados desta embarcação no futuro "as sensações não foram as melhores mas como disse, e acredito mesmo no que digo, daqui a dois meses vamos ter o K2 à altura de uma final de Mundial", apontou o canoísta natural de Palmeira de Faro.
Em K4 1000 metros, o quarteto luso esteve à beira de conquistar uma medalha, no caso a de bronze, ao terminar em 5º lugar, a escassos 200 milésimos de segundo do 3º lugar, a final disputada na terça-feira, 16 de junho. No final, João Ribeiro referiu-se a quão perto esteve das medalhas e apontou o foco para o desafio seguinte: "as sensações foram boas mas não deu para mais, foram apenas 200 milésimas para a medalha de bronze. Agora é tempo de regressar a casa e trabalhar durante estas 8 semanas que nos separa do Campeonato do Mundo com a mesma vontade e concentração", disse.
Quanto a Teresa Portela, disputou as provas individuais de K1 200 metros e K1 500 metros, conseguindo o acesso a uma Final A e a uma Final B, ambas disputadas no mesmo dia, terça-feira, 16 de junho.
Em K1 500 metros, Teresa Portela atingiu a Final A, onde se classificou no 9º lugar.
Em K1 200 metros, a canoísta natural de Gemeses apenas conseguiu o apuramento para a Final B, que acabou por vencer.
A comitiva nacional de canoagem, presente nos Jogos Europeus num total de 10 provas, conseguiu duas medalhas de prata, ambas arrecadadas por Fernando Pimenta, em K1 1000 metros e K1 5000 metros, sete presenças em Finais A e uma presença numa Final B.
A Seleção Nacional regressa agora a Portugal para os últimos momentos de preparação para a prova de apuramento olímpico, o Campeonato do Mundo, a decorrer no próximo mês de agosto em Milão, sendo este o objetivo principal da presente época desportiva.
Sem comentários